A sustentabilidade como pedra angular dos parques infantis naturais

Na Richter e na BDU regemo-nos por princípios que orientam a nossa forma de criar espaços de valor. Referimo-nos ao valor lúdico, à qualidade, à durabilidade, à facilidade de manutenção e, acima de tudo, ao cuidado ambiental através de um processo de economia circular no desenvolvimento dos nossos parques infantis e parques. 

Parques infantis naturais com uma abordagem sustentável 

A sustentabilidade sempre foi parte integrante da filosofia da BDU. Ao longo da nossa história, apostámos em parques infantis naturais com materiais sustentáveis e numa metodologia responsável com os recursos com que trabalhamos e com os ambientes em que instalamos os nossos projetos, tendo em conta tanto os elementos tangíveis (materiais) como os intangíveis (a cultura do lugar).   Como afirma a arquiteta e paisagista da BDU, Inés Casanova, o objetivo é “fazer com que os jogos pareçam fazer parte do lugar”, pois são também “um meio de sensibilizar as crianças para o ambiente, para que através dos parques infantis naturais se aproximem da natureza”. 
Tobogán túnel para bajar la colina / Proyecto paisajístico de Batlle i Roig

A melhoria constante é a base da nossa filosofia 

A partir de 2021, o equipamento e o mobiliário dos parques infantis em que confiamos dispensarão, em grande medida, a utilização de agentes de impregnação para a preservação da madeira. Os nossos parceiros artesãos Richter estão empenhados em reduzir significativamente a necessidade de fundações de betão para fixar o equipamento dos parques infantis no solo. 

Materiais naturais e sustentáveis 

O nosso compromisso com o ambiente leva-nos a promover a utilização de materiais naturais e sustentáveis nos nossos parques infantis.      Os materiais que fazem parte do equipamento dos nossos parques infantis são:  
    • A madeira, o nosso material preferido pelo seu tato agradável, o seu calor e a sua capacidade de incentivar o jogo.   
    • Cordas do tipo Hércules, feitas à mão individualmente pelos fabricantes de cordas Richter, para redes de escalada, redes de descanso ou cordas de baloiço.  
    • Recomendamos também a utilização de elementos naturais como a casca de árvore, a gravilha ou a areia como pavimento amortecedor.  
    Para além de lidar com todos estes materiais, certificamo-nos de que os nossos projetos de parques infantis naturais se integram no seu ambiente. Para o efeito, temos em conta as árvores, as sombras, a paisagem e os cursos de água. 

    Parques infantis naturais para promover a ligação com a natureza 

    Assim, na BDU oferecemos uma grande variedade de jogos desafiantes para todas as idades que proporcionam o acesso a elementos naturais, promovendo uma ligação com o ambiente.   Gostamos de apoiar as crianças para que cresçam e se tornem pessoas socialmente responsáveis.  Através do jogo, as crianças têm a oportunidade de aprender a gerir riscos e a valorizar os recursos naturais, enquanto adquirem competências sociais e desenvolvem capacidades motoras. 

    Conceber parques infantis a partir de processos ecológicos 

    Quando selecionamos os materiais a utilizar na conceção dos parques infantis, certificamo-nos de que é produzido o mínimo de resíduos possível nos processos subsequentes. As paliçadas adquiridas pela Richter, por exemplo, são fabricadas a partir de troncos com núcleo (em vez de madeira com núcleo fendido), o que significa que o processamento da madeira produz cerca de 50% menos resíduos desde o início.  Na Richter, as partes exteriores dos troncos, que de outra forma seriam consideradas resíduos, são utilizadas para os telhados e paredes das casas de brincar, plataformas e torres. Além disso, os carpinteiros e o município de Frasdorf, a sua cidade natal, reciclam os resíduos de madeira como combustível. 
    parques infantiles naturales

    Parques infantis naturais concebidos para continuar a proporcionar diversão durante anos 

    Graças à escolha dos materiais utilizados, o equipamento dos parques infantis oferece uma longa vida útil, superando os fenómenos climatéricos e o desgaste do uso diário. O que está no cerne da nossa conceção não é apenas a visão dos projetistas e arquitetos, mas também o ponto de vista da criança, combinado com o cuidado com a paisagem.     

    Quer saber mais? Contacte-nos e saiba mais sobre os nossos parques infantis naturais.