Parque del Alamillo, Sevilla

O projeto Alamillo culmina um espaço que se destaca como o pulmão verde de Sevilha. A Isla de Cartuja conta com uma zona dedicada aos cidadãos, o Parque Alamillo, que já era conhecido por incluir uma experiência natural completa e que agora incorpora zonas lúdicas renovadas, para as quais a BDU contribuiu com o seu projeto e execução.  

Pretendemos que os jogos funcionem como elementos de diversão, ativadores de processos de aprendizagem, tanto a nível motor como intelectual, promovendo a imaginação. Uma imaginação que também pode ser partilhada com outras crianças, sendo os jogos ferramentas para promover o encontro, as relações interativas e a integração social. 

No Parque Alamillo existem duas áreas de jogo diferentes. Por um lado, os mais pequenos dispõem de uma zona junto ao quiosque, destinada a oferecer uma diversão controlada sem renunciar ao valor lúdico. Aqui podemos encontrar casas de brincar, baloiços, escorregas, animais e outros jogos que promovem a utilização de materiais naturais como a areia. 

Por outro lado, entramos na área denominada “Brincar entre as árvores”, um espaço para crianças de todas as idades que se atrevem a aventurar-se na floresta de escalada, oferecendo experiências totalmente integradas com as árvores que abraçam os jogos. 

De acordo com a nossa filosofia sustentável, ambas as áreas apostam na utilização de materiais naturais em harmonia com a paisagem. Por este motivo, foram concebidos tendo em conta a organização dos diferentes jogos e a cultura local, promovendo assim zonas de sombra e de repouso que valorizam o ambiente. 

 

Paisagem mediterrânica na cidade de Sevilha 

A experiência de ir ao Parque de Alamillo é semelhante à ideia de passar um dia no campo. E, em particular, a um campo cuja imagem é a do pasto, e no qual podemos encontrar um lago como coração do lugar. O parque constitui um espaço cívico cuja formalização e vivência está mais próxima dos espaços rurais e naturais do que dos espaços 100% urbanos. 

Nesta linha, o projeto procura traçar uma relação com as formas de vida que ocorrem no parque ou nas paisagens que o parque representa, ou seja, a flora e a fauna das paisagens mediterrânicas em geral e, em particular, do montado. Por este motivo, os espaços lúdicos incorporam elementos como ovelhas e cavalos de madeira, e as cores principais do projeto são o verde e os tons terra.